quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Made in China

JR Smith curte uma preguiça em sua aventura pelo mundo chinês

A China pode estar em vias de conquistar a economia mundial de um jeito ou de outro, mas, no basquete, dá para dizer que qualquer noção de uma dinastia Ming está beeeeem longe. Não só por que seu maior talento, Yao, foi forçado dolorosamente a abandonar uma das carreiras mais abaladas pelo "o que aconteceria se…?", mas também pelo nível que a liga do país apresenta. 

Aqui vamos seguir o caminho de pegar um caso específico para avaliar um todo. E esse caso não poderia ser mais particular que a saga de JR Smith – ou JR Shimisi – no Oriente. 

A irmã do rapaz já se envolveu em duas brigas ferrenhas com torcedores locais. Na primeira, a coisa foi tão séria, que o ônibus do "Zhejiang Golden Bulls" (nem um amistoso do Harlem Globe Trotters produziria uma maravilha dessas, hei?) teve de ficar estacionado por mais de 30 minutos na saída do ginásio por estar cercado por um público furioso por sei lá o quê. 

Quando não está socorrendo a namorada, Smith pode tomar
suquinho em refeitório com seus companheiros de time
Mas deixemos o barraco de lado e nos concentremos nos números. Cestinha explosivo, daqueles que de vez em quando age como se fosse uma faísca num tambor de gasolina, o insano ala vem liderando a tábua de cestinhas do campeonato. Sua obra-prima veio na rodada passada. Dizem por aí – veja bem, a informação vem de um país que censura Google e afins – que o pancadão anotou 60 pontos na rodada passada do campeonato chinês. 

Dá para imaginar Smith anotando 50 pontos num jogo da NBA, não é algo absurdo, mesmo que a média de sua carreira seja de 12 pontos por jogo em tempo de quadra reduzido devido ao seu comportamento deveras infantil e uma defesa mais que preguiçosa). 

O que salta aos olhos, porém, é o modo como ele chegou a cinco dúzias de ponto. Gatilhaços desse Brasil, preparem-se: foram 4 de 5 lances livres, 7 de 14 nos dois pontos e 14 de 18 na linha de três pontos. Foram  42 pontos de tiros de longa distância! Em algum lugar, Fernando Fischer, Marcelinho Machado, Oscar Schmidt, Paulinho, Shamell, Douglas Nunes, Giovannoni e Betinho salivam, salivam e salivam. 

Os jogadores de Fantasy também surtaram, certeza. 

Não dá para levar a sério, dá?


Nenhum comentário:

Postar um comentário