quinta-feira, 26 de abril de 2012

Paulo Sergio Prestesas


Paulão, clicado lá nos confins da Lituânia. Internet taí pra isso mesmo

Hehehe. Erra-se muito digitação por aqui, mas agora não foi o caso. É assim que consta o nome do nosso Paulão Prestes, 24 anos, na lista de atletas do Žaidėjas, ou Pieno žvaigždės, que joga a liga lituana. 

Aqui no VinteUm vamos admitir a completa ignorância sobre a mudança do pivô da Espanha para o país báltico, recebendo a notícia via convocação para o Sul-Americano (ponto para Gustavo, bem mais antenado). Não é o campeonato mais forte do mundo, mas mais vale jogar do que ficar parado em casa ou afundado no banco de reservas. Que o diga o Bebê. 

Paulão passou por maus bocados na Espanha. Uma situação que nos deixou um tanto aflitos em relação ao seu progresso, especialmente por questões físicas – acúmulo de lesões e, por conseqüência, dificuldade para ficar em forma. 

Na Lituânia, disputou 14 partidas no campeonato nacional, com desempenho, numericamente, razoável: 7,9 pontos e 5,6 rebotes em 16 minutos por jogo e 60% no aproveitamento de arremessos na temporada regular. Ele sempre foi um reboleiro de mão cheia e um terror debaixo da tabela. 

Em termos de produção de talentos para o basquete, considerando sua população total, não há país mais formidável que a Lituânia. Então fica complicado de dizer que não havia "ninguém de destaque" no elenco de seu time. Dá para falar só que não havia nenhum dos jogadores que freqüentam a seleção do país ex-soviético. Porém, chama a atenção o fato de o brasileiro ter ficado em quadra por apenas 15 minutos por rodada, média muito baixa para alguém que fez apenas 2,3 faltas e sinal de que o condicionamento não era dos melhores.   

Nos últimos tres jogos da temporada, somou 33 pontos e 17 rebotes, dando indícios de que chegaria com tudo nos mata-matas. Não foi o que aconteceu. Nos playoffs,  teve apenas 12min38s de média e terminou com 4,3 pontos e 5,3 rebotes em três partidas, na qual seu time foi eliminado, nas quartas de final contra o Rudupis, depois de terminar a fase de classificação em quinto (entre 12 concorrentes), com 13 vitórias e nove derrotas. 

Para efeito de comparação, em um time muito maior, o Lietuvos Rytas, o garoto Jonas Valanciunas, grande aposta lituana e do Toronto Raptors para o futuro, tem médias de 14,8 pontos e 7,7 rebotes em 23 minutos por jogo, aos 19 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário