sábado, 21 de abril de 2012

Surpresas da NBA 2011-2012

A temporada não terminou, ainda tem uma cambada se estapeando pelas últimas vagas dos playoffs do Oeste, o posicionamento dos cabeças-de-chave ainda não foi definido, mas com poucas noites para o fim do campeonato, chegou aquela hora. Listas, listas e mais listas!

A primeira nossa será dedicada aos jogadores que mais (me) surpreenderam neste campeonato brutal, em que todos os 30 times da liga emendaram pelo menos uma seqüência de três jogos em três noites, coisa impensável e estúpida.

De cara, já dispensamos Nikola Pekovic, o marreteiro surpreso do Wolves, que foi bem mal em sua primeira temporada de adaptação, mas arrebentou (mesmo) neste ano, o que era esperado considerando seu nível de dominância pelo Partizan Belgrado na Euroliga. E outros: Ersan Ilyasova, sempre muito bem cotado entre os olheiros e treinadores, e Ryan Anderson, que já tinha uma boa produção em média e só recebeu mais oportunidades. 

Sobre Jeremy Lin, vamos publicar um capítulo especial com outros fugitivos da D-League.

Então lá vai, em ordem alfabética, pelo sobrenome:

- Avery Bradley (Boston Celtis)

Bradley, uma peste na defesa com agilidade, fundamentos e persistência

O ala-armador que um dia foi mais bem ranqueado do que um certo Derrick Rose (acreditem, foi no high school), demorou um campeonato e meio para se enquadrar, achar seu espaço em Boston. Quando conseguiu, voltar a fazer dos Celtics a defesa mais sufocante da liga, com sua blitz quadra toda ao lado de Rajon Rondo. Com tempo de quadra garantido, começou a se soltar, ganhou confiança no ataque e, no fim, mandou Ray Allen para o banco. Sua presença tem sido tão contagiante que os verdes mais fanáticos já acreditam em um título neste ano, pois Bradley seria o homem para brecar Derrick Rose e Dwyane Wade. 

- Goran Dragic (Houston Rockets)


Alto, forte, explosivo, canhoto: e o Suns de Nash abriu mão de Dragic

Kyrie Irving vinha se firmando como um dos melhores armadores da liga, até que foi abruptamente afastado do time devido a uma bizarra infeção bacteriana. Entra em cena o esloveno para o resgate. Houve um dia em que Steve Kerr foi ironizado ao pagar um salário de US$ 2 milhões para o novato, que seria mais bem remunerado que alguns lottery picks. Ninguém mais tirou sarro quando ele anotou 23 pontos em um único quarto em confronto com – justo eles – o Spurs nos playoffs de 2010, para eliminar um fantasma na vida do Suns. Inexplicavelmente, o time do Arizona se desfez do jogador um ano depois em troca por Aaron Brooks, que hoje perambula por aí sem contrato. Em Houston, Dragic mostra que o Suns tinha em mãos um ótimo substituto para Steve Nash. Com a chave do carro nas mãos, ele fez uma segunda metade de temporada excepcional – nos últimos cinco jogos, por exemplo, foram 19,6 pontos e 7,6 assistências com 48,5% nos arremessos – e certamente quadruplicou seu valor no mercado de agentes livres deste ano.

- Kyrie Irving


Kyrie Irving, novo "franchise player" para Cleveland, sem afetações


Era a primeira escolha do draft, mas ninguém, ninguém mesmo se arriscou, durante a cobertura do recrutamento de calouros do ano passado, a dizer que o armador do Cavs seria tão bom assim. Afinal, tinha apenas 11 jogos de basquete universitário nas costas, ficou inativo por quase uma temporada  – entre sua lesão e o loucaute – e iria completar 20 anos apenas no último mês de março. Vinte anos, galera. Nenhum desses fatores impediu que ele acumulasse média de 18,6 pontos e 5,6 assistências  por jogo, sendo também o atleta com melhor percentual  de acerto em situações de decisão da temporada. Um consolo, e tanto, para o sofrido punhado de torcedores de Cleveland. 

- Jon Lucas III

O andarilho Lucas enfim conseguiu até contribuir para valer 
De primeiro assistente de Brian Scalabrine como esquentador  banco e carregador de toalhas oficial do Bulls a carregador de piano no ataque da equipe em quarto período contra o Miami Heat. Foi o que se passou com John Lucas, The Third em uma campanha em que o corpo Derrick Rose sentiu o impacto de suas alucinantes infiltrações em série. Sem seu principal cestinha, a equipe de Tom Thibodeau se apoiou ainda mais em sua forte e disciplinada defesa. Mas alguém precisava ainda colocar a bola na cesta. E Lucas apareceu do nada para ajudar o time em um momento importante da temporada no qual Rip Hamilton também estava fora, praticamente dobrando as médias de sua carreira, até então, de peça complementar para treino. 

- Ricky Rubio

Rubio sorriu e fez a NBA sorrir depois de ser libertado do Barcelona

Convenhamos… Depois de dois anos algemado e para baixo no Barcelona, até o fã mais antigo do prodígio espanhol estava para lá de desconfiado sobre seu possível sucesso nos confins de Minnesota. De cara, porém, Rubio provou seu talento único, injetando energia, adrenalina e criatividade no Wolves, ajudando, por exemplo, Kevin Love a dar um grande salto em seu basquete. Além disso, com inteligência e tamanho considerável para sua posição, ele melhorou também, e muito, a defesa da equipe. Prova de seu sucesso foi a comoção pública em toda a NBA quando a lesão de ligamento em seu joelho foi divulgada. Acabava o conto de fadas, mas a expectativa é de uma animação duradoura enquanto o garoto estiver livre com a bola. 

Menção honrosa


Lamar Odom: um chororô insuportável e lamentável
- Lamar Odom: O que foi tudo isso? O ala-pivô elevou o termo "problemas emocionais" a um outro patamar. Difícil que alguém consiga repetir o chororô que acompanhou o ex-Laker durante toda a temporada. Entrevistas sentimentalóides sem pé nem cabeça. Apresentações apáticas e patéticas em quadra. Uma conduta nada profissional que envergonhou e enfureceu Dirk Nowitzki, o técnico Rick Carlisle e o Mark Cuban. Tudo registrado em seu reality show. Um espetáculo horrorizante.

De olho neles
Byron Mullens (Charlotte Bobcats); Tristan Thompson (Cleveland Cavaliers); Kenneth Faried (Denver Nuggets); Gustavo Ayón (New Orleans Hornets); Iman Shumpert (New York Knicks); Evan Turner (Philadelphia 76ers);  Isiah Thomas (Sacrament Kings); Kevin Seraphin (Washington Wizards).

Nenhum comentário:

Postar um comentário