domingo, 10 de junho de 2012

A dor e o futuro no ar


Doc Rivers pode ter se despedido de alguns de seus veteranos prediletos

Eles tentaram novamente. Juntaram os cacos dos cacos, negaram a abrir 11 pontos de vantagem fora de casa, mas acabou o gás no quarto final. Não dava mais. 

Pela força de LeBron James, pelas bolas de três pontos de Shane Battier e (?!) Chris Bosh, chegou ao fim a campanha heróica do Boston Celtics neste domingo. Depois de desperdiçar uma chance de ouro no Jogo 6, os veteranos de Doc Rivers batalharam em Miami, mas praticamente morreram no quarto período, sem poder fazer frente aos atléticos e vigorosos adversários. 

Rivers chorou na coletiva ao passar o microfone para Rajon Rondo. Keyon Dooling afirmou que desmoronou em lágrimas no vestiário pela primeira vez em três anos, desde a morte do seu pai. Kevin Garnett saiu mais cedo para evitar os jornalistas. Ray Allen, Paul Pierce, Brandon Bass… Todos eles dividiam suas respostas entre a frustração da derrota, tendo chegado tão perto, e o orgulho pelo que fizeram no ano. 

Jeff Green foi vetado antes mesmo de o campeonato começar, encaminhado para uma cirurgia no coração. Chris Wilcox foi afastado pela mesma razão. Avery Bradley jogou os playoffs com um braço apenas, tendo o outro ombro deslocado, e precisou ser afastado do time para não correr o risco de sofrer uma lesão (ainda) mais grave. Jermaine O'Neal, se é que importa a essa altura, foi outro desfalque. 

Por muitas semanas, o Boston se via com mais derrotas do que vitórias na tabela, algo inaceitável para um grupo habituado a lutar pelo título. No fim, foi pelo troféu que eles jogaram, talvez por não saberem outro caminho, mesmo.

Agora o futuro deles está no ar. Ray Allen e Kevin Garnett, dupla cuja chegada em 2007 mudou o rumo da franquia e das carreiras de Pierce e Rivers, são agentes livres. Brandon Bass também vai exercer uma cláusula contratual que vai liberá-lo do atual vínculo. Três terços de um quinteto titular.

Allen vai passar por uma cirurgia no tornozelo, avariado há meses. Garnett ainda não disse se continua jogando, e estaria na mira do Lakers e do Brooklyn Nets.

Rivers já deixou claro que pretende contar com todos eles para mais uma campanha. Mas será que não passou o ponto? Será que não é a hora de renovar com Rondo e Bradley e o retorno de Green pensando longe?

São decisões e tratativas difíceis para Danny Ainge, cartola que nunca teve medo de um negócio arriscado. Agora, em sua mesa, está o complicado balanço entre o sentimentalismo, o apego afetivo a um time histórico e a composição de uma nova base que dificilmente deixará Rivers tão emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário